quinta-feira, 27 de junho de 2013

QUAL COR DE CABELO COMBINA COM SUA PELE?

Antes de tingir os fios, veja algumas dicas espertas para você acertar na cor dos cabelos e ficar muito mais bonita!


Mulheres adoram mudar a cor do cabelo. Mas saiba que nem todas elas ficam bem com o tom que querem usar. Cada formato de rosto, cor da pele, e até estilo próprio, pedem uma tintura diferente, ou a própria cor natural do cabelo
Para quem quer estar na moda, pode apostar em quase tudo: cabelos compridos e desarrumados, cabelos curtos com luzes para clarear as pontas, tons avermelhados unicolor.
 A dica é usar o que melhor se encaixe com o seu estilo no momento! E para isso, o Instituto De Beleza Oficina Das Mãos separou algumas dicas espertas para te ajudar a escolher o tom dos fios que mais combina com você! 

PELE MORENA

Cada tom de pele combina com uma cor de cabelo. Às vezes, com várias. Normalmente, nas morenas, o castanho prevalece. Se a pessoa tiver a pele um pouco mais clara, o ideal são os tons variantes de loiro.Mechas californianas, luzes, balaiagem, entre outras técnicas usadas para clarear e iluminar o rosto. Peça ajuda para um profissional na hora de decidir o que você for fazer.
A moda dos cabelos trouxe luzes mais “queimadas”, com tons escuros! O cabelo ruivo, puxado para os tons mais fechados também sã ótimas pedidas para quem gosta de um look mais incomum.


PELE BRANCA E MULHERES ORIENTAIS 

  Nas mulheres de pele branca e nas orientais, qualquer cor fica boa, exceto os tons acinzentados que as deixam com aparência apagada. Fora isso, o vermelho vivo, acobreado, preto, loiro, castanho, entre outras cores podem ser usadas.

 Como exemplo, a Sabrina Sato, apresentadora do programa Pânico na TV, é japonesa e ao passar dos anos deixou seus cabelos de todos os tons.
 
E para quem tem pele branca, podemos nos espelhar na cantora Sandy. Originalmente morena com os cabelos castanho-claro, ela já passou pelo loiro, ruivo e agora usa o castanho-escuro com os cabelos curtos para um ar mais adulto.

PELE NEGRA
As negras ficam ótimas com o seu cabelo natural - frisado, armado e castanho bem escuro. Mas quem escolhe alisar também pode ser uma boa pedida, como fez a artista Preta Gil. Para sair um pouco do comum, algumas luzes loiras mais finas ficam bem para mudar o look, como fez a cantora Paula Lima. Lembre-se: evite mechas californianas, o contraste é grande do castanho escuro com o loiro e tira a naturalidade.

Caso queira algo original, peça para o seu cabeleireiro uma coloração puxada para o vermelho-acobreado, ou acaju. Algumas mechas finas, só para “quebrar” o tom negro dos fios, destacam o frizado e dá estilo ao look moderno.

Instituto De Beleza Oficina Das Mãos

Sete cuidados para manter as unhas impecáveis.

Evite que as cutículas ressequem e que a unha descame ou fique amarelada

Protetor solar para a pele e hidratação redobrada para os cabelos são cuidados básicos para o verão - sem eles, ao término da estação, fica difícil até se olhar no espelho tamanho o estrago. Mas e suas unhas, como prevenir que elas descamem, amarelem ou passem a quebrar à toa? "Os cuidados essenciais valem para o ano todo, mas existem alguns truques especiais para os dias de verão"., especialista do Minha Vida. 

A seguir Esteticista Integral Val Soares e duas manicures ensinam o que você precisa fazer para aproveitar os dias de calor sem precisar esconder as mãos no bolso. 
Beba bastante água
Beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas. "No verão as cutículas tendem a ficar mais ressecadas e o cloro da piscina pode deixar as unhas quebradiças e causar desfolhamentos - quando começam a sair pequenas camadas da unha", explica a manicure do Instituto de Beleza Oficina Das Mãos, no Rio de Janeiro.

Manter o corpo hidratado faz com que suas também fiquem mais hidratadas e saudáveis, evitando esse tipo de complicação. "Seis copos de água por dia é o mínimo. Você ainda pode completar o consumo com sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais que fortalecem as unhas", afirma a manicure , do Instituto de Beleza Oficina Das Mãos. O enxofre, o silício e as vitaminas A e B12 ajudam no fortalecimento das unhas e podem ser encontradas em alimentos como nozes, leite, ovos, espinafre, aveia e frutas vermelhas, de acordo com a dermatologista. 
mulher passando creme nas mãos - Foto Getty Images
Passe hidratante nas mãos 
As unhas são compostas de queratina e recobertas por um manto que impede a água de evaporar das camadas superficiais da pele. "As agressões externas, como lavagens sucessivas e produtos químicos, removem esse manto provocando a evaporação da água e causando o ressecamento das mãos e unhas". "Os hidratantes servem, basicamente, para restaurar essa camada".

O ideal seria passar o hidratante a cada lavagem de mãos ou quando você senti-las muito secas. "Além disso, a cada 15 dias é necessário realizar uma esfoliação seguida de uma hidratação mais intensa, de preferência sem esmaltes, para diminuir o ressecamento".. 
mulher passando cera nutritiva nas cutículas - Foto Getty Images
Cera nutritiva 
As ceras nutritivas são ótimos aliados para manter a hidratação das cutículas. Segundo Lene elas são à base de óleo, mas não deixam as mãos com aspecto oleoso e podem ser usadas por cima do esmalte. "A cera deve ser aplicada três vezes por dia, para manter a cutícula hidratada e evitar o surgimento daqueles cantinhos", recomenda Val Soares.  
manicure passando óleo fortalecedor com conta gotas em cliente - Foto Getty Images
Óleo fortalecedor 
Para quem já sofre com as unhas fracas e vê se problema se agravar no verão, o melhor a fazer é investir em um óleo fortalecedor. De acordo com Val Soares, algumas marcas disponibilizam esse óleo em uma versão conta gotas, para facilitar a aplicação. "Passe-o nas unhas antes de pintá-las, para que o óleo entre em contato de direto com a unha, estimulando a produção de queratina para fortalecê-la", explica.  
mulher passando base nas unhas - Foto Getty Images
Para a unha não amarelar 
A exposição ao sol, sal, cloro, resíduos de protetor solar, óleos e cremes hidratantes corporais podem fazer com que as unhas e o esmalte fiquem amarelados, com uma aparência pouco saudável. "Para evitar isso, o melhor é utilizar bases de unha impermeabilizantes", diz Val Soares. Outro cuidado importante é intercalar as cores dos esmaltes que você usa: os escuros contribuem para o amarelamento das unhas. Por conta disso, os dermatologistas aconselham uma pausa entre os esmaltes. Sua unha já amarelou? Nesse caso, apenas o crescimento fará com que ela volte para a cor natural. 
duas amigas fazendo as unhas - Foto Getty Images
Faça as unhas uma vez por semana 
As manicures recomendam que as unhas sejam lixadas e feitas pelo menos uma vez por semana, não só no verão como no ano todo. "Dessa forma elas crescerão mais fortes e saudáveis", afirma Val Soares. Só reserve uma semana do mês para deixá-las sem esmalte ou remova dois antes de ir à manicure se quiser pintar toda semana. 
pote com gelatina de morango - Foto Getty Images
Coma gelatina 
As unhas, assim como pele e cabelos, possuem colágeno em sua formação. "A gelatina comprada nos supermercados é extraída do colágeno, possuindo aminoácidos necessários a formação de colágeno pelo organismo", explica Val.  
Dica Instituto De Beleza Oficina Das Mãos

terça-feira, 25 de junho de 2013

Entendam a numeração das tintas de cabelo.

Hoje eu estava escrevendo um post sobre colorações e dicas para cabelos ruivos e fiquei encurralada nesse assunto. Sei que a numeração das tintas de cabelo é um mistério para grande parte da humanidade e que só escolhemos a cor baseada na foto da modelo na frente. Mas é importante entender o que os números significam para falarmos mais profundamente sobre algumas cores.
Os cabeleireiros falam muito sobre a tal da  altura da cor na tabela. Na tabela de cores de cabelo quanto maior o número mais claro a cor, e quanto menor o número mais escura a cor. Por exemplo um 10 é loiro claro, enquanto um 2 é um preto bem escuro.
Então o primeiro número da tinta sempre representa a altura da cor, se é mais clara ou mais escura.
  • 1- Preto Profundo
  • 2- Preto Natural
  • 3- Castanho Escuro
  • 4- Castanho Médio
  • 5- Castanho Claro
  • 6- Loiro Escuro
  • 7- Loiro Médio
  • 8- Loiro Claro
  • 9- Loiro Muito Claro
  • 10- Loiro Claríssimo
Além desses tons, tem loiros que chegam até o 12, extremamente claros! Mas são bem difíceis de encontrar.
Os próximos números na caixinha indicam os reflexos ou nuances da cor.
  • .0 Natural
  • .1 Acinzentado
  • .2 Violeta/Azulado
  • .3 Dourado
  • .4 Acobreado
  • .5 Acaju
  • .6 Vermelho
  • .7 marrom
Por exemplo, um 6.66 é um Loiro escuro avermelhado, com reflexos vermelhos. O 7.43 é um Loiro médio acobreado com reflexos dourados. 4.45 é um castanho médio acobreado com reflexos acaju. Entendeu?
Quando os números na caixinha se repetirem, como no caso 7.44, significa que o reflexo é duplamente acobreado, ou seja mais intenso. Quando 3 números se repetirem como 6.66 significa que a cor é muito intensa.
Quando o número é .0 quer dizer que a cor é neutra, é natural e não puxa para nenhuma outra cor.
Quando tem dois números antes da vírgula/ponto significa que a cor não é pura e que vai dar um efeito diferente dependendo do tom do seu cabelo.
Eu sempre fico na dúvida entre qual reflexo eu quero, e tem uma dica básica de ir pelo seu tom de pele que eu sempre coloco em uso:
  • Marrom/Chocolate fica bom em todos os tons de pele.
  • Vermelhos ficam melhores para peles claras.
  • Cobre fica bom para peles mais oliva.
  • Orientais ficam lindas de acaju.
  • Peles muito amareladas devem evitar reflexos dourados e vermelhos.
É aí que entra um pouco de entender o que está acontecendo com seu fio. Por exemplo, você quer que seu cabelo fique Loiro Acinzentado, daí descoloriu o cabelo e ficou amarelo ovo. Como consertar isso?
Primeiro precisamos neutralizar o amarelo, fazemos isso usando a tal da roda das cores, as cores opostas se neutralizam:
Então precisaríamos usar um tonalizante violeta.
Mas isso é um conhecimento avançado. Eu recomendo que se o seu cabelo ficou estranho e você não sabe como consertar ou não tenha certeza se vai dar certo, consulte um profissional.
Conhecer a numeração das cores também ajuda você a saber o quanto vai ter que descolorir o cabelo para chegar no tom escolhido. Por exemplo, você pode pegar uma tabela de cores, achar o tom que você deseja conseguir com a tinta e depois achar o tom do seu cabelo atual. Vamos supor que seu cabelo atual seja um 6.0 e você queira coloca-lo num 7,7. Para passar de um 6 para um 7 você só precisa abrir um tom do cabelo, isso quer dizer que é fácil e não vai destruir o fio. Muitas vezes você consegue abrir só com a tinta e nem vai precisar descolorir.
Mas vamos supor que seu cabelo seja um 6 e você queira chegar em um 9,43. Você vai ter que abrir 4 tons, e não vai conseguir isso só com a coloração, você vai precisar descolorir o cabelo na hora ou ir clareando gradualmente(recomendo principalmente se seu cabelo não for virgem e estiver com química).
Sempre que eu tenho que abrir 3 ou mais tons procuro um cabeleireiro ou vou fazendo gradualmente. De 2 em 2 meses eu subo um número. Tipo esse mês passei a tinta 6, nos próximos 2 meses eu passo a tinta na altura 7. Nos 2 meses seguintes a 8. Depois mais dois meses de tinta 9!
Você também pode fazer luzes, ajuda bastante também e não danifica o cabelo inteiro, então é mais fácil de tratar.
Quando você tem cabelos brancos(ou muito claros) e quer cobri-los e ainda assim ter um reflexo diferente, você precisa fazer o que chamam de “base”. Compre um tubo de cor natural, por exemplo 6.0 e uma com reflexos tipo 6.6, misture metade de cada tubo e aplique.
UPDATE: ah gente, só para deixar claro: Tinta não clareia Tinta. Se você quer abrir o tom do seu cabelo já tingido, vai ter que descolorir ou usar o dekap color.

FAQ:

  • Tenho o cabelo da cor X e quero chegar na cor X que cor eu uso?
Gente eu não sou cabeleireira, não sou formada em nenhum tipo de curso e não faço ideia do que você precisa usar para chegar no tom que você quer. Eu faço esses guias com base em muita pesquisa na internet e tendo reunir o máximo de informações e tiro uma dúvida ou outra com meus cabeleireiros. Se você quer mudar e não sabe o que fazer, faça uma pesquisa na internet ou consulte um profissional.
  • Tentei clarear o cabelo e ficou amarelo, posso jogar um tonalizante azul?
Gente, vamos voltar pro pré-escolar. Lembram quando a gente brincava de guache e misturava as cores? Amarelo com azul dá….. VERDE. Então se o seu cabelo está amarelo e você jogar azul, vai ficar verde. O ideal seria jogar um tonalizante violeta para neutralizar o amarelo.
Se você está na dúvida e não tem certeza do que usar, uma dica é: Faça em uma mecha só. Daí você tonaliza a mecha, vê o resultado e se der certo, faz no cabelo inteiro!
E aí, gostaram das dicas

Dica Esteticista Integral  e  Cabelereira Valeria Soares
 Instituto de Beleza Oficina Das Mãos

Dicas para homens com cabelos CRESPOS.

É muito comum ouvirmos que cabelo crespo é ‘cabelo ruim’ e, na verdade, é uma grande mentira. Isso não é uma questão de auto-ajuda para aqueles que herdaram a genética dos cabelos crespos, mas uma afirmação de que a distância entre cabelos saudável e cabelo ruim existe para todos os tipos.
Homens de cabelo crespo aprendem a cuidar bem dos fios rebeldes
O fator cultural é muito forte quando se fala de beleza. O homem caucasiano, alto, forte, loiro e de olhos azuis é uma imagem bem enraizada na mente das pessoas, inclusive dos brasileiros. A busca pela beleza nórdica nos leva a fazer loucuras e o cabelo é sempre o primeiro a sofrer as consequências por sua facilidade de manejo.
Assim como existem cabelos lisos e saudáveis, existem cabelos lisos e ‘ruins’. O mesmo fato é verdadeiro para os cabelos crespos e separamos 4 dicas para os homens que querem começar a cuidar melhor dos fios rebeldes:

1 - Hidratação

Não por acaso esta é a dica número um. A estrutura do fio crespo dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo seja distribuída até as pontas deixando assim o cabelo seco. Por isso, é preciso hidratar os fios com frequência semanal e o processo pode ser feito em casa com a máscara que você preferir. Existem diferentes produtos no mercado e vale a pena procurar por uma máscara de hidratação que ofereça hidratação profunda para cabelos secos. Procure fazer um hidratação mensal no salão de beleza para garantir o cuidado profissional e aproveite para ganhar dicas de como manter seu cabelo crespo saudável por mais tempo. Para quem tem vergonha de ir ao cabeleireiro fazer hidratação a melhor dica é: Não tenha vergonha e marque logo um horário!

2 - Cuidados no banho

A água muito quente resseca ainda mais os fios, então prefira lavar o cabelo com água morna. 
Durante a lavagem certifique-se de massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos para auxiliar as glândulas sebáceas na produção da oleosidade natural. O condicionador é um produto indispensável e tenha certeza de que retirou todo o produto no enxágue, não importa o quão macio seu cabelo pareça com os resquícios do produto. O acúmulo de condicionador no couro cabeludo dificulta a distribuição de oleosidade e até mesmo o respiro dos poros. A secagem pode ser feita normalmente, mas evite esfregar a toalha, pois isso pode agregar mais frizz aos fios. Apenas pressione a toalha até que ela absorva a umidade. Se for pentear, escolha fazer isso com o cabelo ainda úmido usando um pente largo de madeira.

3 - O produto certo na hora certa

Homens de cabelo crespo muitas vezes optam por comprar um creme para pentear genérico. Ter o produto certo na hora certa é fundamental para cabelos bem cuidados. Por isso, procure produtos destinados ao seu tipo de cabelo (crespo, seco, normal, cacheado,…) ou exclusivamente voltados à hidratação dos fios. O comentado óleo de Argan funciona muito bem nos cabelos masculinos, assim como silicone e outros produtos para cabelos mais secos.

4 - Tesoura dentada

Há alguns anos fui ao cabeleireiro e pedi que fosse tirado o volume com a tesoura dentada. A cabeleireira parou no mesmo momento e disse com certa perplexidade: ‘Você não me falou que queria um black power’.
Tesoura dentada e cabelo crespo masculino
A tesoura dentada não funciona para todos os tipos de cabelo, muito menos a depender da estrutura dos seus fios. E o que seria a retirada do volume iria adicionar um frizz sem igual e indomável pelas próximas semanas. A melhor solução é conversar com o seu cabeleireiro e ver qual a melhor saída. A minha, por exemplo, é texturizar. Parece um grande processo, mas nada mais é do que cortar com alguns fios menores que outros com a tesoura normal. Isso garante mais leveza para quem, além de fios crespos, tem cabelo cacheado. O mesmo acontece com o repicado da navalha nas pontas. Para se ter uma ideia do resultado basta imaginar cortar tanto com a tesoura dentada, como com a navalha no cabelo seco. Não parece muito tentador, certo?
Dica bônus: Tenha paciência!
Os efeitos podem ser sentidos logo no início, mas não é de um dia para o outro que o seu cabelo se tornará perfeitamente hidratado e macio. Tenha paciência! Se permita experimentar produtos e comparar os resultados. Não existe um produto 100% funcional ou algo que sirva perfeitamente para todos os cabelos. Você precisará gastar 2 minutos por semana para avaliar qual poderá ser o mais adequado. E pouco dinheiro não é sinônimo de falta de cuidado. Existem mil possibilidades de produtos baratos que você encontra facilmente no supermercado e eles podem te oferecer resultados fantásticos. E não acredite em toda fotografia. Photoshop está aí para nos fazer desejar certos cortes e cabelos, mas a vida real não funciona da mesma forma.
Cabelo saudável é para todos

 Instituto de Beleza Oficina Das Mãos

Sucos naturais para ajuda de sua Beleza e bem estar

Todas nós já conhecemos a importância de sucos naturais e alimentos frescos para a alimentação saudável e equilibrada, mas saiba que incluir sucos em sua vida poderá fazer muito mais, pois muitos alimentos podem contribuir efetivamente para a beleza, suavizando a pele, trazendo brilho aos cabelos, fortalecendo unhas e por sequência melhorando todo nosso organismo, cuidar da aparência  não precisa ser caro e nem penoso, por isso trouxemos oito sucos que a ajudarão a combater a celulite, amenizar rugas e ainda garantir pele e cabelos de causar inveja, confira:
Foto Bartender Yago Soares.
      
>> SUCO PARA UMA PELE SEM RUGAS
Esta receita é rica em antioxidantes e bioativos que são os responsáveis em combater os radicais livres, com isso retardam o envelhecimento e ainda garante energia e disposição. Você irá precisar de ½ limão, 1 xícara de chá de uva com casca, 1 maçã verde com casca e 200 ml de água mineral. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba, se preferir pode adicionar pedrinhas de gelo.
>> SUCO ELIMINA INCHAÇO
Faça preferencialmente no período menstrual, pois é quando retemos mais líquido, é eficaz, pois seus ingredientes possuem substâncias diuréticas o que diminui retenção de líquidos, por consequência o inchaço. Ingredientes, suco de 1 lima da pérsia, 3 xícaras de chá de melancia picada, 10 folhas de capim cidreira fresco e 200 ml de água mineral. Bata todos os ingredientes em liquidificador, coe e beba, deliciosa opção para o verão por ser um suco refrescante, se preferir acrescente gelo.
>> SUCO ANTICELULITE
Como estimula a ação do colágeno que é o principal responsável pela firmeza da pele, este suco ajuda a combater a inflamação das células e com isso elimina as toxinas, suavizando as terríveis celulites. Para fazer este suco tenha a mão, 1 xícara de morangos, 1 maçã com casca, suco de 1 lima da pérsia, 1 colher de sopa rasa de aveia, 1 pires de couve manteiga e 200 ml de água mineral, basta bater os ingredientes no liquidificador, coar e ingerir.
>> BRONZEADO DURADOURO
Com a proximidade do verão, esse suco garante um bronzeado mais fácil, rápido e duradouro. Devido ao betacaroteno presente na cenoura, a ação protetora da vitamina C presente na laranja e na salsa você conseguirá um bronzeado bem mais saudável, para o suco você irá precisar de 1 xícara de chá de cenoura crua e ralada, 1 xícara de chá de suco de laranja, 1 xícara de chá de mamão, 1 punhado de salsa, 1 punhado de folhas de hortelã e 1 xícara de água filtrada, de posse de todos os ingredientes bata todos no liquidificador, coe e beba gelado.
>> SUCO PARA PELE FIRME E VITAMINADA
Este suco é rico em vitamina A, B e C essenciais para uma pele saudável, ainda contém fósforo e ferro, sais minerais importantes para a proteção do corpo contra doenças. Os ingredientes são, 1 caixinha de 200 ml de suco de maçã, 5 morangos e 20 g de cenoura, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e coar.
>> SUCO REFRESCANTE CONTRA RUGAS
O abacaxi e o alecrim possuem ação digestiva, já a maçã com sua ação antiglicante impede que a proteína do colágeno seja danificada, resultando em uma pele saudável por muito mais tempo, a hortelã é o toque final, conferindo frescor e sabor ao suco. Você irá precisar de 1 xícara de chá de abacaxi, 1 xícara de chá de maçã com casca, 1 punhado de alecrim, 1 punhado de folhas de hortelã e 1 xícara de água filtrada, bata todos os ingredientes no liquidificador, se preferir coe, do contrário é só ingerir bem gelado.
>> SUCO APÓS ATIVIDADES FÍSICAS
Este suco é ideal aos que praticam atividade física, pois garante energia e fornece vitamina A e C, os ingredientes são 2 caixinhas de 200 ml de suco de laranja, 100 g de manga e 1 caixinha de 200 ml de suco de goiaba, bata os ingredientes no liquidificador, se preferir coe e acrescente algumas pedrinhas de gelo.
>> PARA BRILHO DA PELE E CABELO
Ingredientes, 1 caixinha de 200 ml de suco de pêra e 1 tangerina, bata os ingredientes no liquidificador, com algumas pedras de gelo, coe e beba.
A pêra além de ser uma fruta de baixa caloria é rica em fibras, possui vitamina A e C, que garante brilho aos cabelos e ainda contém sais minerais importantes para o bom funcionamento do organismo como o fósforo e o potássio, já a tangerina é rica em vitamina C e água.
São sucos práticos e fáceis de serem feitos e ainda possuem sabor agradável, faça uso deles e garanta todas as vantagens e benefícios para saúde do corpo, garantindo ainda mais beleza.


     Instituto de Beleza Oficina Das Mãos 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Beber bastante água é bom para a pele: mito ou realidade?

           É comum ouvirmos dizer que, para mantermos nossa pele fresca e saudável, é essencial beber bastante água. As quantidades recomendadas variam. Nos Estados Unidos, por exemplo, a orientação é que se beba oito copos de água por dia.
Mas qualquer que seja o volume indicado, o princípio por trás do conselho continua o mesmo: beber água mantém sua pele hidratada. Em outras palavras, a água funcionaria como uma espécie de hidratante que age de dentro para fora.
Beber água faz bem à saúde, mas os estudos não comprovam que o hábito faça bem à beleza da pele

Você talvez se surpreenda, mas a verdade é que existem pouquíssimas evidências para confirmar essa teoria.
Uma forma óbvia de verificarmos o efeito da ingestão de água sobre a pele seria, por exemplo, separarmos um grupo de voluntários em duas metades. Uma receberia instruções para beber água o dia inteiro, a outra seria orientada a beber quantidades normais. Um mês depois, a condição da pele dos participantes poderia ser avaliada para estabelecermos se beber mais água resultou, ou não, em peles mais suaves e saudáveis.
Na prática, estudos como esse são raros, em parte porque, como a água não pode ser patenteada, é difícil encontrar-se alguém disposto a financiar esse tipo de pesquisa - ela não produziria nenhum remédio ou cosmético capaz de cobrir os custos do financiador.

Uma pesquisa feita pelo dermatologista Ronni Wolf, do Kaplan Medical Centre, em Israel, encontrou apenas um estudo sobre os efeitos, a longo prazo, da ingestão de água sobre a pele. Os resultados do trabalho, no entanto, foram contraditórios.
O estudo tentava avaliar os efeitos, sobre a pele, da ingestão de água mineral em comparação à água de torneira. Após quatro semanas, o grupo que bebeu quantidades adicionais de água mineral apresentou diminuição na densidade da pele. O grupo que bebeu água de torneira apresentou um aumento na densidade da pele. Mas independentemente do tipo de água ingerido, o estudo não encontrou qualquer diferença na quantidade de rugas ou na suavidade da pele dos participantes.
Isso não quer dizer que a desidratação não exerça qualquer efeito sobre a pele. Podemos avaliar, em parte, as consequências da falta de água sobre a pele ao medirmos sua elasticidade. Para tanto, basta beliscarmos uma porção da pele e observarmos quanto tempo o tecido demora para voltar à posição inicial. Se você estiver desidratado, haverá uma perda de elasticidade da sua pele e ela demorará mais tempo para recuperar a forma normal após um teste como esse.
Porém, se é verdade que beber menos água do que o necessário é ruim para a pele, isso não quer dizer que beber quantidades excessivas seja bom. Isso equivaleria a dizermos que, porque a falta de alimento leva à desnutrição, então comer demais deve ser bom. Ou, como disse Wolf, seria o equivalente a dizermos que, como um carrro precisa de gasolina, então quanto mais gasolina, melhor.
Conselho Misterioso Outra crença comum é a de que se você beber quantidades adicionais de água, seu corpo irá armazená-la. Isso, na verdade, depende de quão rápido você ingere o líquido. Se você beber vários copos de água em um período de 15 minutos, simplemente, vai urinar mais. Se beber a mesma quantidade em um período de duas horas, aí sim, reterá mais líquidos.
Um estudo sobre o tema concluiu que beber 500 ml de água aumenta a circulação do sangue pelos capilares da pele. Mas a pele dos participantes somente foi avaliada nos primeiros 30 minutos após a ingestão, e não se sabe se isso melhora ou não o tônus da pele.
Segundo um outro argumento, um terço da nossa pele é constituído de água, portanto, ingerir líquidos mantém o viço da pele. Isso pode ser verdade, mas a aparência jovem da pele depende muito mais de fatores como herança genética, exposição ao sol e danos causados pelo cigarro.
Nutriente Então, de onde viria a recomendação de oito copos de água por dia para uma pele saudável? A água é, sem dúvida, o nutriente mais importante do organismo. Sem ela, nós morreríamos em poucos dias. E manter o corpo hidratado traz outros benefícios para a saúde.
Um estudo feito em 2010 constatou que ingerir líquidos em abundância reduz a formação de pedras nos rins em pacientes que já sofreram do problema. A regra dos oito copos por dia é muito debatida. Alguns questionam a quantidade necessária para limpar os rins de toxinas. Outros discutem se a água ajudaria ou não a diminuir o apetite. Isso depende de quão alta é a temperatura ambiente e quanta energia você está gastando.
Outro mito é o de que outros líquidos não contam. Não precisa ser água. Até os alimentos contêm mais líquidos do que você imagina. Por exemplo, entre 40 e 49% de uma pizza são constituídos de água. A quantidade de água que retiramos dos alimentos depende muito de onde vivemos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média é 22%. Mas na Grécia, onde a dieta é mais rica em frutas e verduras, essa média será bem maior.
Concluindo, não há evidências de que beber mais água seja bom para a pele. E tampouco existe uma regra definitiva sobre a quantidade ideal de água que devemos beber, já que isso depende do clima e do tipo de atividade que você está fazendo. Mas todos nós temos um ótimo guia interno, capaz de ajudar bastante: a sede.

Instituto de Beleza Oficina Das Mãos 

Não estrague sua beleza neste inverno

A estação mais fria do ano pede cuidados especiais com a pele, cabelos, unhas e lábios. Veja as dicas de especialistas para não detonar a beleza neste inverno


No Brasil, o inverno pode não ser muito rigoroso, mas a chegada da estação mais fria do ano pede cuidados extras com a beleza. Banhos quentes e demorados parecem uma excelente ideia quando o clima está ameno, mas o hábito, somado ao ar seco típico da estação, pode causar danos à pele, cabelos e unhas.

As mãos requerem cuidados especiais no inverno, pois é uma das partes do corpo que mais ficam ressecadas
Segundo a dermatologista Daniela Landim, um dos grandes males do inverno é a desidratação da pele. Por isso, é essencial que se aplique e reaplique cremes e loções hidratantes, principalmente nos joelhos, cotovelos e mãos. Pode não parecer, mas as mãos são uma das partes do corpo que mais sofrem com ressecamento. O hábito de lavá-las constantemente remove a hidratação natural da pele, por isso, cremes específicos para esta região devem ser usados ao longo do dia. E não se esqueça de cuidar das unhas!
Mesmo que você já tenha uma rotina de hidratação, alguns hábitos comuns do inverno exigem cuidados redobrados. Os banhos devem ser curtos e não muito quentes. É difícil tomar um banho de água morna quando está frio, mas, de acordo com Daniela, a água muito quente estimula a desidratação da pele. Também evite se ensaboar demais. Segundo a Esteticista Integral Val Soares, isso piora ainda mais o ressecamento da pele e pode levar ao aparecimento de eczemas, um tipo de irritação cutânea que tem como sintomas descamação, vermelhidão e coceira.
Fora os eczemas, Val soares destaca que, no inverno, as dermatites podem piorar bastante. Isso inclui a popular caspa, ou dermatite seborréica. O uso de sapatos fechados também pode causar problemas, pois estimula o aparecimento e crescimento de micoses. Por isso, é essencial que os pés sejam bem lavados e secos.
Qual o melhor hidratante? Val Soares recomenda hidratantes com manteiga de karité para usar rotineiramente. Produtos que contenham óleo de semente de uva ou de rosa mosqueta, ceramidas e silicones também são altamente hidratantes. Para casos extremos, os produtos com ureia são uma boa opção. Com concentração de até 10%, o ativo é um poderosos hidratante. Vale lembrar que cada região do corpo exige um cuidado especial. Cotovelos e joelhos, por exemplo, devem ser tratados com produtos mais potentes.
Se, mesmo com a hidratação constante, a pele apresentar descamações e rachaduras, vá ao dermatologista. Sem cuidados médicos o quadro pode piorar e levar à uma infecção, exigindo o uso de antibióticos.
Rosto 
A face é a parte do corpo que fica mais exposta no inverno, por isso merece atenção redobrada. A pele fina dos lábios sofre muito com o vento e o frio, o que resulta em fissuras e, eventualmente, infecções. Para evitar o ressecamento, Daniela recomenda que se aplique uma camada de pomada com vitamina A e D ou dexpantenol sobre os lábios antes de dormir.
A importância do uso dos filtros solares no inverno. Mesmo que o sol não esteja tão intenso quanto no verão, a pele sofre do mesmo jeito com a exposição aos raios. Uma boa saída são os BB creams: combinando hidratante, protetor solar e partículas de cor , esses produtos são bem práticos e oferecem uma boa proteção, além de uniformizarem o tom da pele.
Por outro lado, a preguiça aumenta na estação fria. Mas não negligencie a higienização do rosto. É importante que a rotina de limpeza da face seja mantida, pois, no inverno, a pele costuma produzir mais óleo. Se você não lava o rosto direito, a acne pode aparecer ou piorar.
Cabelos Os fios são muito prejudicados nas baixas temperaturas. Assim como a pele do rosto, a higiene do couro cabeludo não pode ser deixada de lado. A maior produção de sebo leva a cabelos com raízes mais oleosas. Esteticista Integral Val Soares ressalta que é muito comum a diminuição do número de lavagens, mas que isso deve ser evitado, pois cabelos muito oleosos tendem a cair com mais facilidade - além de não ser nada bonito andar por aí com o cabelo ensebado.
Novamente, os banhos muito quentes e demorados são um grande vilão. Se não lavar os fios piora a oleosidade, expor o couro cabeludo à água quente remove o manto lipídico natural que nossa pele produz. Como resultado, a pele dessa região fica irritada, levando a coceiras e até descamações - que podem levar a pequenas lesões. A falta de hidratação natural também prejudica os fios, que perdem o brilho e ficam mais quebradiços.

                                                             Instituto De Beleza Oficina Das Mãos.